Área Restrita

Alunos de Sistemas de Informação desenvolvem aplicativo para cadeirantes de Porto Esperidião

11/07/2018
Notícias
Graduação

Os acadêmicos de Sistemas de Informação, sendo eles: Ananias de Souza; Bruno Navarro; Guiliano Fontes; desenvolveram o aplicativo Cidade Acessível para os cadeirantes de Porto Esperidião, orientados pelo Prof. Antônio Carlos, como trabalho de conclusão de curso. “O aplicativo está disponível para smartphones e tablets, com o objetivo de facilitar a locomoção, agilizar a procura de locais que possuam adequação e redução do constrangimento das pessoas com deficiência física do município de Porto Esperidião (MT)”, explicou o Prof. Antônio Carlos.

 

A acessibilidade é direito previsto na Lei 10.098 de 19 de dezembro de 2000, estabelecendo normas gerais e critérios básicos com a intenção de promover a acessibilidade, através da remoção de barreiras e obstáculos em espaços públicos, vias, mobiliário urbano, transporte e na construção e reforma de edifícios. “Porém, a realidade vivenciada pelas pessoas com deficiência motora é outra e, como forma de minimizar esta situação, como projeto piloto para conclusão de curso os alunos desenvolveram o aplicativo Cidade Acessível para smartphones e tablets, com o objetivo de facilitar a locomoção, agilizar a procura de locais que possuam adequação e redução do constrangimento das pessoas com deficiência física do município de Porto Esperidião (MT)”, relatou o orientador.

 

O aplicativo foi desenvolvido para dispositivos móveis com sistema Android. Durante o processo de desenvolvimento, os alunos conheceram o município e, por ser uma cidade do interior do estado com dimensão de área urbana menor, as possibilidades de catalogação de obstáculos e pontos de acessibilidade enfrentados por pessoas com deficiência são reduzidas, o que despertou ainda mais vontade em dar seguimento no projeto inicial.

 

A proposta agora é de finalizar o aplicativo para possibilitar a disponibilização gratuita para a população por meio da loja virtual de aplicativos. Este projeto, saindo do papel, demonstra o potencial dos alunos e do curso de sistemas de informação em aliar o desenvolvimento tecnológico em prol do bem-estar da população.

 

Fapan, transformando pela educação.

Veja Também

05/09/2016
Graduação

Docente da FAPAN participou da ICSEMIS

O Coordenador do curso de Biomedicina da Faculdade do Pantanal (FAPAN), Amir Horiquini, apresentou trabalho durante a semana “Conventional on Science, Education and Medicine in Sport 2016” (ICSEMIS), através do tema "Dizer sim a Diversidade no Desporto". O título do apresentado foi “Analysis of Dermatoglyphics profiles in Students Submitted to Lower Members” (Análise de perfis dermatoglíficas em estudantes submetidas ao teste de potência em membros inferiores). O evento foi realizado de 31 de agosto à 03 de setembro, em Santos (SP, e é promovido pelo Conselho Internacional de Ciências do Desporto e Educação Física (ICSSPE), Comitê Olímpico Internacional (COI), Comitê Paraolímpico...

03/08/2015
Graduação

Coordenador de Administração da FAPAN palestrará com o tema “Ferramentas Administrativas e Dicas de Gestão para Micro e Pequenas empresas’

Focando nos micro e pequenos empreendedores do município de Cáceres (MT) e região, a palestra “Ferramentas Administrativas e Dicas de Gestão para Micro e pPequenas empresas” será realizada nas dependências da Faculdade do Pantanal (FAPAN), no dia 04 de setembro às 19h30. O palestrante será o Coordenador do Curso de Administração da Instituição, Prof.º Dirceu Siqueira.

30/05/2013
Institucional

fapan-estuda-implementar-curso-de-mediacao-e-arbitragem

Ideia surgiu após palestra de Conselheiro do CRAMT no 3º Ciclo Científico   Após a palestra ministrada no 3º Ciclo Científico pelo Conselheiro do Conselho Regional de Administração do Mato Grosso (CRAMT), Álvaro Scolfaro com o tema Mediação e Arbitragem Empresarial, foi discutido junto à coordenação do curso de Administração da FAPAN a possibilidade de implantação do Curso de Conciliação, Mediação e Arbitragem nas dependências da instituição. O Curso, ainda em estudo de viabilidade para sua implementação, será  desenvolvido em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Cáceres - ACEC e a Empresa Junior da Faculdade do Pantanal (FAPAN) como...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem